A Terceira Idade

Relatório da Visita à Sede da Cruz Vermelha Portuguesa

Data: 06 de Março de 2009
Hora: 12h00m
Local: Lisboa


   No dia 6 de Março de 2009, por volta das 12h, os elementos Sara Gageiro e Pedro Nunes deslocaram-se à sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, onde foram recebidos pela Dr.ª Sofia Freitas, do Departamento de Marketing, e pela Dr.ª Sofia Borges de Castro, do Departamento de Angariação de Fundos.

   Embora, numa primeira fase, tenhamos contactado a Cruz Vermelha Portuguesa apenas com a intenção de conhecer e promover as suas campanhas de apoio à terceira idade, esta visita ganhou um novo interesse à medida que fomos descobrindo mais acerca da área de acção social com que podemos contar por parte desta instituição. Por este motivo, este relatório vai basear-se, essencialmente, num dar a conhecer a CVP e os serviços desenvolvidos por esta. 

   Assim, a CVP conta com 190 delegações autónomas, distribuídas por todas as regiões portuguesas, que coordenam serviços e desenvolvem projectos de apoio. A CVP é tutelada pelo Ministério da Defesa, cuja contribuição incide em cerca de 2% do orçamento anual, contando, ainda, com angariação de fundos provenientes de vendas de serviços e com uma direcção voluntária.   
       
   Em relação aos serviços que se encontram à disposição dos idosos, a Cruz Vermelha Portuguesa oferece apoio domiciliário, residência em lares, centros de dia, academias seniores, ginásios e refeitórios e lavandarias sociais.

   A CVP oferece ainda certos serviços que, independentes dos primeiros, visam conferir uma certa autonomia à faixa etária acima dos 65 anos, como é o caso da Teleassistência e do Cartão de Saúde +Sénior.   À parte do apoio à terceira idade, a Cruz Vermelha possibilita ainda uma maior qualidade de vida à comunidade em geral através da cedência de ajudas técnicas (camas articuladas, cadeiras de rodas, muletas, colchões, entre outros), realizando rastreios gratuitos à glicémia, colesterol, tensão arterial e oculares e desenvolvendo projectos de alfabetização, ensino de informática e de sensibilização social.   Além destes dados informativos, referentes à actividade desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa, esta visita deu ainda a conhecer ao grupo campanhas feitas em parceria com algumas empresas. A título de exemplo, temos a campanha Causa Maior, campanha de responsabilidade social da iniciativa dos Hipermercados Modelo, em parceria com a CVP. Em 2008, a venda do CD da Popota e Tony Carreira permitiu angariar fundos para projectos sociais de apoio aos idosos, em todo o país.

O novo cartão de crédito Affinity Card do Grupo Inditex acumula pontos que podem ser revertidos em dinheiro e doados ao Projecto das Academias Sénior da instituição.

   A manhã que os dois elementos do grupo passaram na Cruz Vermelha Portuguesa foi mais benéfica do que inicialmente se previa, uma vez que acabou por nos transmitir bastante informação útil para o desenvolvimento do nosso projecto final. Perante o testemunho dos esforços que a CVP leva a cabo na cena humanitária, queremos agradecer o apoio disponibilizado pela Dr.ª Sofia Freitas e pela Dr.ª Sofia Borges de Castro, bem como por toda a comunidade desta instituição.



  

[para se tornar voluntário deste grupo, basta contactar a delegação da área de residência, independentemente da sua idade]

[temos ainda informação de uma recente parceria da CVP com o BPI que inclui os serviços +Saúde e +Sénior; informações: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/cartaocvp-servicosmais/cartaocvp-servicosmais.asp]



Fonte: Cruz Vermelha Portuguesa
File Size: 1688 kb
File Type: pdf
Download File